Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

STF: existência de organização criminosa pode justificar prisão preventiva

Organizações Criminosas e Prisão Preventiva

Publicado por Willian Bagatini
há 2 anos

➡️ Aprenda tudo sobre Direito Penal, Processo Penal e Execução Penal.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a existência de organização criminosa impõe a necessidade de se interromper ou diminuir a atuação de seus integrantes como garantia da ordem pública, constituindo fundamentação cautelar idônea e suficiente para a prisão preventiva.

A decisão teve como relator o ministro Alexandre de Moraes.

EMENTA:

AGRAVO REGIMENTAL EM HABEAS CORPUS. TRÁFICO DE DROGAS, ASSOCIAÇÃO PARA O TRÁFICO E LAVAGEM DE CAPITAIS. ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA. PRISÃO PREVENTIVA. MOTIVAÇÃO ADEQUADA. 1. A jurisprudência desta CORTE possui entendimento no sentido de que “a existência de organização criminosa impõe a necessidade de se interromper ou diminuir a atuação de seus integrantes como garantia da ordem pública, constituindo fundamentação cautelar idônea e suficiente para a prisão preventiva” ( HC 95.024, Rel. Min. CÁRMEN LÚCIA, Primeira Turma, DJe de 20/2/2009). 2. As instâncias ordinárias, no particular, demonstraram a periculosidade social do paciente, apontado como integrante de articulado grupo criminoso, que, segundo o que se apurou, é especializado em tráfico transnacional de entorpecentes. 3. Não bastasse, o fato de o paciente permanecer fora do âmbito da Justiça reforça a legitimidade da imposição da prisão preventiva não só para garantia da ordem pública, mas também para assegurar a aplicação da lei penal. 4. Agravo regimental a que se nega provimento. ( HC 214367 AgR, Relator (a): ALEXANDRE DE MORAES, Primeira Turma, julgado em 16/05/2022, PROCESSO ELETRÔNICO DJe-096 DIVULG 18-05-2022 PUBLIC 19-05-2022).

Meu Site ( Aqui )

  • Sobre o autorAdvogado Criminalista | OAB/RS 102.757 | Whatsapp (51) 98973-3939
  • Publicações55
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações76
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-existencia-de-organizacao-criminosa-pode-justificar-prisao-preventiva/1546816936

Informações relacionadas

Evinis Talon, Advogado
Notíciashá 7 meses

[Jurisprudência] STJ: justifica-se a prisão para desarticular organização criminosa

Willian Bagatini, Advogado
Notíciashá 2 anos

STF: risco de reiteração integra o escopo da ameaça à ordem pública

Willian Bagatini, Advogado
Notíciashá 2 anos

STJ define quando cabe trancamento do processo em habeas corpus

Willian Bagatini, Advogado
Notíciashá 2 anos

STF: necessidade de resguardar a integridade da vítima justifica prisão preventiva

Willian Bagatini, Advogado
Notíciashá 2 anos

STF: a dosimetria da pena é matéria sujeita a discricionariedade judicial

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)