Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

STF: razoável duração do processo deve respeitar as particularidades do caso

Duração razoável do processo e alegação de excesso de prazo

Publicado por Willian Bagatini
há 2 anos

➡️ Aprenda tudo sobre Direito Penal, Processo Penal e Execução Penal.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a razoável duração do processo deve ser aferida à luz das particularidades do caso concreto, levando-se em consideração, por exemplo, o número de réus, a quantidade de testemunhas a serem inquiridas, a necessidade de expedição de cartas precatórias, a natureza e a complexidade dos delitos imputados, assim como a atuação das partes.

A decisão teve como relator o ministro Alexandre de Moraes.

Ementa:

AGRAVO REGIMENTAL EM HABEAS CORPUS. HOMICÍDIO QUALIFICADO (ART. 121, § 2º, I, III e IV, DO CP). ALEGAÇÃO DE EXCESSO DE PRAZO. INEXISTÊNCIA DE FLAGRANTE ILEGALIDADE. 1. Esta CORTE tem entendimento no sentido de que a razoável duração do processo deve ser aferida à luz das particularidades do caso concreto, levando-se em consideração, por exemplo, o número de réus, a quantidade de testemunhas a serem inquiridas, a necessidade de expedição de cartas precatórias, a natureza e a complexidade dos delitos imputados, assim como a atuação das partes. 2. Há justificativa, pelo se depreende, plausível e não atribuível ao Judiciário para o alongamento da marcha processual, sobretudo se considerado que “os autos ainda não se encontram na fase de alegações finais em razão de pedido de diligência da defesa”. 3. Ainda, as instâncias ordinárias demonstraram a periculosidade social do paciente, pois, de acordo com o decreto prisional, “o acusado apresenta três anotações criminais relacionadas aos delitos de homicídio, associação criminosa, receptação e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, além de anotação referente a ilícito da Lei de Organização Criminosa (Lei 12.850/2013)”. 4. Agravo Regimental a que se nega provimento. ( HC 214463 AgR, Relator (a): ALEXANDRE DE MORAES, Primeira Turma, julgado em 23/05/2022, PROCESSO ELETRÔNICO DJe-100 DIVULG 24-05-2022 PUBLIC 25-05-2022).

Meu Site ( Aqui )

  • Sobre o autorAdvogado Criminalista | OAB/RS 102.757 | Whatsapp (51) 98973-3939
  • Publicações55
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações41
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-razoavel-duracao-do-processo-deve-respeitar-as-particularidades-do-caso/1546825181

Informações relacionadas

Danielli Xavier Freitas, Advogado
Artigoshá 10 anos

A duração razoável do processo no direito constitucional brasileiro

Willian Bagatini, Advogado
Notíciashá 2 anos

STJ define quando cabe trancamento do processo em habeas corpus

Willian Bagatini, Advogado
Notíciashá 2 anos

STF: necessidade de resguardar a integridade da vítima justifica prisão preventiva

Willian Bagatini, Advogado
Notíciashá 2 anos

STF: a dosimetria da pena é matéria sujeita a discricionariedade judicial

Willian Bagatini, Advogado
Notíciashá 2 anos

STF: não cabe análise de tese de legítima defesa em sede de HC

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)